Sete atitudes desmascaradoras que racistas cometem para se “defender” da acusação de racismo

1 – Token: “tenho amigos, parentes, empregadas, até sapatos negros! Não sou racista!”

2 – Afroconveniência: “Eu também sou negro”, é lido como branco, se declara “branco” ou “mestiço”, ou qualquer outro termo embranquecedor, mas para “ter voz” ao amenizar alguma situação assume suas “raízes”, seja pai ou mãe ou aquela bisavó que tá lá longe. Ainda que seja negro, na nossa cultura de agregados que aplaudem a miscigenação que embranquece sua cor não te impede de reproduzir opressão.

3 – “Agora tudo é racismo! Foi só brincadeira.”: dizer que sua atitude foi apenas uma brincadeira, que não tinha intenção de magoar ninguém, insiste para que os ofendidos “não levem tudo a sério”.

4 – “Mas eu adoro cultura afro!”: diz que gosta tanto da cultura afro, que ama samba, que gosta de capoeira e devido a isso é praticamente negro por consumir e apropriar-se da pele negra.

5 – “Eu trabalho, ralo muito na vida, sou uma pessoa boa, um filho que não dá trabalho, um ser humano incrível”: propaga a ideia de que racista é somente aquele cara mal que bate na empregada e diz “sua negrinha imunda”. Só que não! Não existe essa de que você tem que ser uma pessoa ruim pra ser racista, você é racista a partir do momento que você contribui com um padrão ideológico de hierarquia racial, ou seja, é hegemônico e mesmo com uma onda de pessoas que vão contra, ou você se cala ou se expressa em favor do opressor.

6 – “Você tá sendo racista com você mesmo.”: jogar a culpa no oprimido ao apontar racismo, dizer que você faz isso porque todo mundo faz, logo você tá sendo racista por direito é muito muito errado, cuidado.

7 – “Racista é quem me chama de branquelo”: se colocar em posição de vítima e mostrar ignorância quanto ao assunto só deixa a atitude racista visível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s