5 dicas de iniciação para o “mundo da maquiagem”

Tava conversando com umas colegas de conversação de japonês um dia desses, e descobrimos algo em comum: somos da transição ex-adolescentes odiadoras da ditadura da beleza para adultas telespectadoras de Rupaul. Em outras palavras, iniciamos agora no mundo da maquiagem.

Como todo iniciante, causamos diversas garfes, gastamos toneladas de dinheiro em coisas que jamais usaremos e tivemos gastrite de tanto testar coisas até chegar em um ponto que queremos. Devido a isso, decidi fazer um post de coisas que eu queria que alguém tivesse me dito antes de eu sair empolgada comprando produtos e acessórios feito louca pra depois cair em desespero do tipo “por que eu não usei a ferramenta mágica chamada google antes de passar o cartão?”

1 – SE CONHEÇA

Achou que era pesquisar, né? Antes disso, é importante você sabe o que vai pesquisar, senão vai ser porco procurando resto em lavagem. Antes de tudo, verifique a textura da sua pele,  todas as tonalidades de manchas possíveis que você tenha se é oleosa, se é seca, porque tem materiais certos para ambas. Seu tipo de rosto: oval? redondo? O contorno para rosto mais longo, qual é? Quero disfarçar isso e aumentar aquilo, como faz? Minha cor é quente ou fria? E se eu for mais magra? O que é pincel chanfrado? Pra que serve o blush? O que fica melhor no meu tom de pele? Tem mil blogs falando sobre tudo isso. Você tem que ver exatamente do que necessita pra não sair comprando coisa que você nunca vai usar.

2 – P-E-S-Q-U-I-S-E

Sério, isso parece básico, mas incrivelmente a maioria das pessoas não fazem isso. Quando eu falo pesquisas, nunca é por preço, não caia no “mais caro melhor” never! Isso é uma mentira absurda, sou a pessoa IDEAL para falar isso, sério. Evite seguir dicas de compras de vlogueiras de maquiagem, porque elas estão sendo pagas para falar bem da marca. Procure opiniões de blogs antigos, ou maquiadores, amigas, pessoas próximas. De qualquer forma, a consulta, isso é, a experiência infelizmente é fundamental. Pode ser que você ache bom uma coisa que fulana acha péssima e vice-versa. Depois de anotar tudo sobre sua pele, consulte o que é bom para os problemas que você tenha, o que quer disfarçar etc e etc. Lembre-se sempre também de ir ao reclame aqui para ver quem odiou os pincéis ou as makes de quais marcas, e contribua também caso não goste.

3 – Nunca compre paleta de pincel completa

Essa dica teria sido maravilhosa se alguém tivesse me dado no início. Você não é maquiador profissional, você quer apenas dar um up no visual, não precisa de 300 pinceis para isso. Sério, se tu comprar uma paleta de 24, só vai usar 1 terço, porque o resto não tem utilidade alguma, lembrando que tem muitos que tu não sabe nem para o que serve. Compre pincéis separados, acredite, tu vai usar cinco no máximo, e se tu não viver muito pelo na sobrancelha(como o meu caso), só 4 é suficiente. Você vai usar: um para base(língua de gato ou duo fiber – base cremosa – ou kabuki  ou uma esponja – ambos pode ser cremoso ou em pó-, vai depender da sua preferência), uma para corretivo(eu uso língua de gato pequeno, mas tu pode usar até o dedo pra essa merda que tanto faz, as vezes o dedo até espalha melhor porque a aplicação é em local específico, sem contar que a maioria dos corretivos são em bastão, então muitas vezes nem pincel tu precisa), um pincel para aplicar pó(fazer iluminação/sombra) – tem um esfumador, mas eu acho inútil, só tu esfumar com as digitais que dá mesmo efeito -, um para blush(é um curvadinho, mas muitas vezes o blush já vem com pincel, então veja se você vai mesmo precisar), dois para os olhos, o de esponja pra aplicar(digital…) e o chanfrado pra esfumar(esse a digital não faz bom trabalho), se tu tiver sobrancelha peluda, o penteador, do contrário cabou, fí. Normalmente os quites tem de boca(tu nunca vai usar), de cílios(só pra encher linguiça), leque(tu não vai nem saber o que fazer com isso), e um milhão de olhos que na boa, despreza. Dica: sempre faça as sobrancelhas, depois os olhos e por último a pele(neutralização, base, correção, coloração, iluminação e sombra), porque o leque não limpa nada, só macha, e o leque só limpa pó, se tu deixar cair delineador vai ser uma úlcera tremenda.

4 – Quanto a blogueiras/vlogueiras de maquiagem

Tem gente que segue tutoriais como se fosse religião, o que aquela moça ou moço lançou, tu já vai testar. O problema é, você precisa disso? Para que você quer aprender? Verifique antes para que serve a técnica que ela usa. Lembra quando linha mágica virou febre? Mil tutoriais dizendo “vamos ensinar o que kardashian nos ensinou”? Pois é, vi um monte de gente indo atrás disso, vendo blogueira explicando o quanto a vida dela mudou fazendo isso, gente reclamando que não estava parecido com a Kardashian(oi?), gente que sequer sabia o que era contorno e etc. Então, essa técnica é usada desde que a tv ganhou cores, e esse contorno é aderido apenas a ensaios fotográficos, ou eventos que utilize de câmeras profissionais(formatura e etc), em outras palavras, não é contorno de dia a dia, e não é a mesma lambança pra todos os tipos de rosto. Pesquise bem o que ela tá ensinando e veja se está conforme suas necessidades.

5 – Estude bem.

Leia sobre técnicas relativas ao seu tipo de necessidade. Círculo monogromático, iluminação e sombra, sempre bom está antenado quanto a isso, pois metade da make é preparação da pele. Se tu sabe neutralizar e corrigir bem, tu tá feita. Tenta ver tuto de outras nacionalidades, eu adoro tuto de mulheres americanas, porque normalmente só tem material americano para mulheres negras. Se você for uma mulher mais velha, siga mais mulheres mais velhas, siga tutos semelhantes as suas necessidades. E para estudar iluminação e sombra, siga tutoriais de drag queens ou make artística, eles super ajudam.

Fontes: http://www.makebela.com.br/tipos-de-pincel

http://www.garotasestupidas.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s