QUAL CAMINHO A SOCIEDADE CIVIL DEVE TOMAR A FIM DE GARANTIR O CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS POLÍTICAS?

A sociedade brasileira, desde a monarquia, tem pouca participação popular na política, até mesmo em grandes eventos como a independência ou a aderência da república. Hoje em dia, a história permanece a mesma, a diferença é que agora a população sabe.

Grande parte dos brasileiros possuem acesso a informação, principalmente os eleitores. Quando acontece alguma denúncia a política, boa parte das vezes, se limitam a esse meio. Dificilmente há ativistas que utilizam das passeatas ou discursos diretos como cartas, greves para cobrança, apesar disso ser o que realmente faz a diferença.

Nos anos noventa, no impeachment do presidente Collor, as pessoas usaram da mídia para protesto, mas também foram à Brasília cobrar. O movimento dos Caras Pintadas foi um sucesso porque eles foram realmente ativistas

Reagir é a melhor maneira de revolucionar, a verdadeira participação da população na política é essencial e não a restrição aos meios comunicativos, muitas vezes nem tão eficientes, como a internet. Se o povo deseja uma real mudança, terá de fazer parte dela.

Por Cortez Hime
Revisão: Cortez Hime e Judith
Contrução do tema: Cursinho pré-pas Faraday

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s